A Secretaria Acadêmica é o órgão central de registro acadêmico, sendo dirigida pelo Secretário Acadêmico e funciona de acordo com o Regimento Geral da FESAR e por este manual de procedimentos acadêmicos. O papel e objetivo principal da Secretaria Acadêmica é o de receber, organizar, registrar e guardar a documentação acadêmica, de forma responsável pela equipe, como também realizar atendimento de qualidade dando informações à comunidade acadêmica como um todo, desde alunos, docentes, coordenadores, departamentos interligados e direção.
Serviços de responsabilidade da secretaria acadêmica
Atender a comunidade interna e externa da faculdade, no que diz respeito a situações acadêmicas;
Realizar a matrícula dos ingressantes nos cursos;
Orientar e auxiliar os acadêmicos veteranos na rematrícula on-line semestral;
Organizar a pasta individual dos acadêmicos, com documentos pessoais, requerimentos, exames finais, dentre outros;
Acompanhar a integralização dos componentes curriculares dos acadêmicos por meio da matriz curricular do curso;
Responder aos requerimentos de responsabilidade da Secretaria Acadêmica encaminhados pelo protocolo geral;
Emitir toda documentação referente à vida acadêmica dos discentes, tais como: Declarações, Históricos Acadêmicos, Transferências, Planos de ensino e outros;
Registrar certificados de palestras e seminários realizados pelos alunos, docentes ou coordenação de curso da FESAR;
Emitir diploma de conclusão de curso, encaminhar à Universidade Federal do Tocantins – UFT, instituição federal credenciada para o registro dos diplomas e fazer registro em livro próprio de protocolo de entrega aos acadêmicos concluintes;
Imprimir os diários das disciplinas ao final do semestre letivo, juntamente com o professor que detém login e senha pessoal do sistema;
Guardar, zelar e manter organizado o arquivo passivo, a saber: pastas de alunos desligados, concluintes, diários, dentre outros.