Olá, você já conhece o NED?
NED – Núcleo de Experiência Discente, é um setor voltado especialmente para a promoção do bem estar acadêmico, auxiliar a comunidade acadêmica nas dificuldades relacionadas a aprendizagem, organização do tempo, adaptação, acessibilidade, ansiedade e outros.
O setor conta com uma equipe de profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia que darão todo suporte no acompanhamento dos processos de ensino aprendizagem, realizando ações ágeis no diagnóstico das dificuldades. Também atua em programas voltados ao desenvolvimento de competências e permanência no ambiente universitário.
O que fazemos?
Orientar o desenvolvimento pedagógico individual de todos que integram a instituição educacional, visando a melhoria da qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão;
Contribuir para prevenir possíveis dificuldades que venham interferir no bom andamento da relação pessoal e interpessoal dos discentes e colaboradores;
Prestar acompanhamento psicológico e psicopedagógico aos discentes e colaboradores;
Apoiar e incluir os acadêmicos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE (auditiva, visual, física e múltiplas deficiências), com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista;
Orientar o acadêmico quanto à sua decisão profissional;
Apoio às coordenações nas atividades de nivelamento com os acadêmicos.
-
Acompanhar alunos com dificuldades de ensino e aprendizagem
-
Proporcionar momentos de reflexão sobre a ação educativa
-
Atendimentos individuais e/ou em grupo
-
Orientar alunos para tomadas de decisões mais assertivas
-
Orientar alunos sobre procedimentos e processos de serviços prestados aos discentes
Serviços de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico
- O Apoio Psicopedagógico realiza suas atividade junto com o corpo discente e demais colaboradores da FESAR
- Triagens individuais e ou grupais como forma de diagnosticar as demandas do corpo discente
- Oficinas de aprendizagem à grupos de acadêmicos
- Encaminhamento para aulas de nivelamento para alunos com dificuldades em conceitos da educação básica, em especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
- O atendimento ao discente abrange atendimento e acompanhamento em situações conflituosas, tais como: pessoas em situações de luto, atendimento domiciliar e/ou hospitalar entre outros (vide regimento).
- A acessibilidade na Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR AFYA, consiste em: proporcionar posicionamento adequado ao aluno, verificar a sua disposição e adequar seu mobiliário em sala de aula, e prescrever ou confeccionar adaptações para favorecer sua função e melhorar seu rendimento acadêmico.
- Para melhor atendimento e aprimoramento dos nossos serviços temos uma Comissão de Inclusão de Acessibilidade, composta por:
Coordenador do NED, coordenador de Pesquisa e Extensão (COPPEXI), intérprete de libras, técnico administrativo, representante discente e representante docente.
Pautamos por realizar:
- As atividades de nivelamento ou suplementação curricular específicas que constituem o Atendimento Educacional Especializado dos discentes PcD
- Atuando maneira colaborativa com os professores dos diferentes cursos, visando à definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do estudante ao currículo e sua interação no grupo
- O enriquecimento curricular, a compactação curricular
- E/ou a aceleração de conteúdos ou de estudos, quando aplicável
- Além disso, a atuação do Núcleo de Experiência Discente – NED, pode abranger palestras/orientações aos funcionários, alunos, comunidade local, com o objetivo de promover uma melhor bem estar ao discente.
Quando buscar o NED?
Para apoio Psicopedagógico: Quando precisar de algum apoio relacionado a: Ansiedade, Ataques de Pânico, Fobias, Depressão, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Conflitos Familiares / Relacionamentos Pensamento e Ideação suicida, Luto, Dificuldades de Aprendizagens Dificuldade de atenção e concentração.
Quando sentir alguma dificuldade de ajuste à vida acadêmica relacionada a: Dificuldade de atenção (desatenção); Problemas relacionados com a leitura e escrita; Ansiedade em situações cuja aprendizagem é requisitada; Medo de falar em público; Dificuldade de acreditar no próprio potencial; Pouca motivação para aprender e Organização de tempo e rotina.