Monitoria

A monitoria é uma atividade oferecida pela instituição de ensino ao acadêmico, visando proporcionar ao aluno-monitor a prática no ensino da disciplina de sua monitoria, ou seja, tendo a finalidade de iniciação à docência.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MONITORIA

1. Como funciona a monitoria?

No início de cada semestre a coordenação de pesquisa e extensão lança o edital de monitoria, constando as vagas ofertadas, com bolsa e sem bolsa, nos diferentes cursos da FESAR, com prioridade às disciplinas com atividades práticas. O monitor desempenha diversas funções, dentre elas: participar das atividades de ensino, juntamente com o professor; cumprir horários pré-estabelecidos para os plantões de monitoria; apoiar na elaboração e na resolução de questionários, trabalhos e projetos relacionados à disciplina da monitoria; orientar os acadêmicos quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula; auxiliar o professor na preparação de aulas práticas em laboratório ou teóricas.

2. Quais são os benefícios da monitoria?

A monitoria é uma prática que pode trazer diversos benefícios para a vida acadêmica e profissional do estudante. As principais habilidades desenvolvidas com a atividade, como conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, representam competências extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

3. Existe a possibilidade de receber bolsa de monitoria?

Nos editais de seleção de monitoria, são ofertadas vagas com bolsa e sem bolsa, e assim o acadêmico pode receber bolsa na forma de desconto na mensalidade durante o período de participação na monitoria. A bolsa não representa vínculo empregatício com a instituição, nem pode ser cumulativa com outros descontos ou benefícios. Esse incentivo financeiro pode ajudar bastante o estudante durante a graduação, seja com transporte, alimentação, xerox ou compra de outros materiais como livros e cadernos, além de engajá-lo e motivá-lo ainda mais em seus estudos, fazendo-o se esforçar e dedicar-se ainda mais durante a prática da monitoria.

4. A monitoria vale como atividade complementar?

As horas de monitoria valem como atividade complementar, o que ajuda o estudante a cumprir a obrigatoriedade de comprovação de horas complementares para a obtenção do diploma de graduação. Além disso, a monitoria vale muito no currículo, sendo vantagem ao futuro profissional, pois sabe-se que a experiência em monitoria permite adquirir mais conhecimento, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação e de relacionamento.