Apresentação - COPPEXI - FESAR

COPPEXI

Apresentação

Atividades como iniciação científica, extensão e monitoria são ações institucionais com o objetivo de garantir uma formação mais completa e de maior qualidade aos futuros profissionais.

Os programas de Iniciação Científica e de Monitoria existem desde o ano de 2013, e o programa de Extensão iniciou no ano de 2016.

Editais são lançados no início de cada semestre, ofertando vagas com e sem bolsas aos acadêmicos da instituição.

Saiba mais sobre Iniciação Científica, Extensão e Monitoria da FESAR acessando seus respectivos regulamentos (“Regimentos e Manuais” no site), ou entre em contato com a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESAR, Professora Mestra Jessica Batista de Jesus.

Iniciação
científica

Na Iniciação Científica, acadêmicos de graduação têm a oportunidade de realizar todas as etapas de uma pesquisa científica, sendo obrigatórias a apresentação do estudo em pelo menos um evento científico e o envio de um artigo científico para publicação.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão promove semestralmente eventos em que os alunos podem apresentar os resultados da pesquisa realizada. No ano de 2017, ocorreram as IV (Fotos 1 e 2) e V Mostras de Iniciação Científica, com a participação de docentes e discentes dos diferentes cursos da instituição.

Na Iniciação Científica, acadêmicos de graduação têm a oportunidade de realizar todas as etapas de uma pesquisa científica, sendo obrigatórias a apresentação do estudo em pelo menos um evento científico e o envio de um artigo científico para publicação.

No ano de 2017, foi publicado um artigo científico fruto de pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica da FESAR. O estudo, que foi realizado por docente e discentes do curso de enfermagem, avaliou os acidentes com exposição a material biológico entre trabalhadores que atuam na assistência à saúde no município de Redenção (PA); além de ter sido apresentado em evento científico relevante, o estudo foi publicado em revista científica Estudos Vida e Saúde (EVS, Goiânia, v. 44, 38-44, 2017).

Fotos 1 e 2: IV Mostra de Iniciação Científica da FESAR (Maio de 2017)

Em outubro de 2018 (Fotos 3, 4 e 5 ) , ocorreu a I Jornada Acadêmica da FESAR, com objetivo de incentivar e valorizar a produção do conhecimento. Mais de 400 acadêmicos da FESAR e de outras instituições de ensino de Redenção participaram do evento. Trabalhos acadêmicos de pesquisa e de extensão foram apresentados em salas temáticas, considerando diversos temas das ciências sociais, agrárias e da saúde. O evento contou com a presença de professores de cursos de graduação da FESAR que avaliaram os trabalhos apresentados, sendo os melhores premiados com certificados de mérito acadêmico.

Fotos 3, 4 e 5: I Jornada acadêmica da FESAR (outubro de 2018)

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1. O que é pesquisa científica

Aprofundar e produzir conhecimento em determinado tema. O tema em pesquisa é chamado de problema; portanto, pesquisar é buscar solução para um problema. A solução será alcançada através de artigos científicos, livros, atividades experimentais em laboratórios e coletas de dados em diferentes locais de estudo.

2. O que é iniciação científica?

A iniciação científica é uma atividade de pesquisa que busca despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, que devem ser orientados por um professor qualificado.

3. Quem pode participar?

Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos da FESAR, do segundo ao penúltimo período.

4. Qual requisito para participar de uma pesquisa científica?

Ter curiosidade e disponibilidade para se dedicar às atividades de pesquisa.

5. Como fazer para participar da iniciação científica?

Inicialmente o acadêmico deve procurar um professor da FESAR que esteja disposto a ser o seu orientador e que, preferencialmente, tenha afinidade com o tema da pesquisa. No início de cada semestre, o edital de iniciação científica é lançado, contendo as orientações para participar do processo seletivo. O regulamento do Programa de Iniciação Científica está disponível no site da FESAR (em “Regimentos e Manuais”).

6. Como concorrer à bolsa de iniciação científica

No edital de iniciação científica, são disponibilizadas bolsas aos acadêmicos na forma de desconto na mensalidade, durante o período correspondente à execução do projeto. Para cada curso, uma bolsa é disponibilizada, sendo destinada ao projeto de pesquisa que obtiver melhor classificação na seleção. A bolsa de iniciação científica não é cumulativa com outros benefícios ou descontos, como ProUni ou FIES.

7. A participação pode ser voluntária?

Caso o acadêmico já tenha algum benefício ou desconto na mensalidade, pode participar como voluntário, pois são ofertadas vagas sem bolsa nos editais. Existem outras vantagens, além da bolsa, que justificam a participação na iniciação científica.

8. Quais são os deveres do acadêmico envolvido com a iniciação científica?

Disponibilizar no mínimo 10 horas semanais e cumprir o cronograma estabelecido no projeto, assim como divulgar a pesquisa em eventos científicos e publicá-la em revista científica.

9. Porque participar da iniciação científica?

Os alunos envolvidos na iniciação científica e que se realmente comprometidos com a pesquisa científica tornam-se mais organizados, comunicativos, desenvolvem maior capacidade de compreensão dos fatos e ingressam rapidamente na pós-graduação.

10. Ao final do projeto, haverá certificado?

Caso os requisitos sejam cumpridos conforme regulamento do Programa de Iniciação Científica, o acadêmico receberá certificado, o qual terá muito valor no seu currículo. Além disso, parte das horas será validada pelo coordenador de curso como atividade complementar no histórico escolar.

11. Como deve ser o projeto de pesquisa?

O projeto deve explicar sobre o tema a ser estudado (introdução), a importância de se realizar o estudo (justificativa), o objetivo da pesquisa, a forma como será executada (métodos), assim como deve conter cronograma (etapas e datas previstas), orçamento (recursos e custos) e referências bibliográficas.

12. O projeto executado na iniciação científica poderá ser validado como trabalho de conclusão de curso?

Não, mas o mesmo tema sim. O acadêmico pode dar continuidade ao estudo desenvolvido na Iniciação Científica, e realizar o trabalho de conclusão de curso aproveitando o conhecimento e a experiência adquiridos.