IX Programa de Formação de Professores - FESAR

IX Programa de Formação de Professores

Aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, na cidade de Guarulhos, o IX Programa de Formação de Professores, promovido pela STHEM BRASIL – Consórcio de IES Brasileiras e Laspau. O mesmo contou com a presença de cada representante AFyA, do setor de Núcleo de Apoio de Experiência ao Docente (NAPED), sob a Gestão do Coordenador Nacional, prof. Denny Almeida. E com isso, a FESAR-AFyA – Redenção-Pa, se fez presente representada pela Coordenadora do NAPED, prof. Me. Jady Selva.

O evento trouxe várias pautas sobre a Educação, com o tema: “A arte de Retroalimentar em Contexto Híbridos. ” E para explanar esse assunto, contou-se com a riquíssima apresentação das educadoras Hermila Gisela Loya Martínez, Deyra Charles Estrada e Myrna L. Álvarez Castillo, do Instituto de Monterrey.

Os dias foram distribuídos em várias trocas de experiência docente, em que a educação foi discutida diante de questões apresentadas por cada unidade presente. Em face de toda essa temática, refletimos sobre as afirmações de Celso Antunes, quando o mesmo diz que: “uma educação de qualidade é aquela que se desenvolve através de três dimensões essenciais: desenvolver nos alunos capacitações para aprender a aprender, aprimorar suas capacidades de relações interpessoais e estimular suas inteligências para que possa assumir diferentes competências no cotidiano. ” Portanto, o sucesso da Educação está na mudança de postura do professor, em que temos que passar de agentes transmissor, para agente transformador da educação.