Professor do Rio de Janeiro faz Workshop sobre Machado de Assis na turma de Direito da FESAR/AFYA, em Redenção-PA - FESAR

Nos dias 12 e 13, a convite da professora Raymara Martins, o professor Renato Moraess — mestre em Literatura — ministrou um Workshop com os de Direifo da Fesar/Afya presencial. Os textos estudados foram "O relógio de ouro" e "A cartomante", contos do escritor do século XIX, Joaquim Maria Machado de Assis.

O autor Machado de Assis foi um importante escritor carioca brasileiro. E se destacou em diversos gêneros literários — como romance, conto e poema. Os textos machadianos, como visto no Workshop com o professor Renato Moraess, vai muito além da Escola Realista do século XIX, pois beira o dramático. Por isso, o grande trunfo das narrativas está no próprio narrador machadiano.

O objetivo do Workshop foi fazer a intersecção da Literatura interpretativa crítica e a argumentação jurídica; logo, os alunos convidados foram os do Primeiro Período de 2022. Isso porque a leitura atenta dos textos literários pôde levar os estudantes de Direito — da Faculdade Fesar/Afya — a debater veementemente sobre as personagens, os enredos e as críticas dos contos abordados. O que comprovou, com isso, a importância da leitura dos clássicos principalmente no Curso Superior.
Foi a primeira vez que o professor Renato Moraess esteve no Pará. E a sua intervenção nas pontuações dramáticas do texto machadiano puderam levar os alunos à própria concepção crítica sobre o mundo. Como afirma Antonio Candido: "A Literatura é um texto carregado de significado".